sábado, 27 de novembro de 2010

Breve história dos Dashboards



A idéia de painéis digitais seguiu o estudo de Sistemas de Apoio à Decisão em 1970. Com o advento da internet no final de 1990, painéis digitais como conhecemos surgiram de formas rudimentares nas grandes corporações. Muitos sistemas foram desenvolvidos internamente pelas organizações para consolidar e apresentar os dados. Alguns painéis foram aperfeiçoados e implantados em aplicativos corporativos.

Especialistas em gestão iniciaram a migração para planilhas do Excel 2003. Estas planilhas se multiplicaram e foram aperfeiçoadas para áreas distintas das empresas.

Um dashboard que chamou a atenção dos usuários e que teve bastante destaque na internet foi o Demographic Dashboard de Jorge Camões. Sem dúvida, este foi um estímulo para que transformasse minhas planilhas em material especial, diferente do tradicional que me cercava sem recursos visuais, porém, sem perder a objetivade.

Com o lançamento da versão 2007 do Excel, os desenvolvedores tiveram em mãos mais recursos, principalmente gráficos. Com estes recursos e outros mais da nova versão, despertaram interesses de usuários comuns que manipulavam planilhas básicas e estimularam a migrar para os Dashboards no Excel 2007.

Com apoio de técnicas de Design proporcionadas por Stephen Few no livro Information Dashboard Design: The Effective Visual Communication of Data somados com recursos do Excel 2007 iniciei o processo de inovação em amostragem de dados. Primeiro, a distribuição organizada de espaços na tela e proporcionalmente na folha A-4 para impressão. O uso de “controles de formulário” forneceu dinamismo para apresentar na mesma tela, informações armazenadas de outras planilhas.

Uma situação que sempre incomodou foi a presença nada amigável dos menus no Excel 2003 e as faixas de opções no Excel 2007 para o desenvolvimento de planilhas profissionais. Com algumas pesquisas e habilidade, surgiram soluções para remover estes recursos e para não perder as funções essenciais substituir por botões de macros criados com a ajuda de formas 3D.

Jamais devemos esquecer que os Dashboards no Excel devem realizar com perfeição: Análise Inteligente de Dados, Modelagem, Simulação e Visualização das informações. Tudo isso, focado em proporcionar ao gestor do painel a clareza instantânea dos dados consolidados e que permita tomadas de decisões com sucesso, proporcionando também a empresa, reduzir despesas evitando desperdícios na impressão de altos volumes de relatórios, horas-extras desnecessárias com mão-de-obra especializada e desgaste da imagem empresarial.

A evolução continua e jamais cessa. Com a versão do Excel 2010, encontraremos novos recursos como os Sparklines, entre outros, para perpetuar de vez, a aplicação de Dashboards nas empresas. O que antes era possível somente nos aplicativos corporativos, hoje se faz com facilidade nas planilhas do Excel.

É fácil observar que a cada período surgem novas especializações profissionais. Nas universidades surgem a cada ano novos cursos de gestão. Seja para logística ou RHs isto não importa, mas, o que realmente nos interessa é que estes profissionais certamente deverão procurar ajuda nas planilhas para gerenciar seus processos ou índices gerenciais com excelência. E a inserção dos Dashboards é peça fundamental nesta cadeia.

Nota-se que já foi o tempo em que era suficiente conhecer apenas o básico conhecimento sobre planilhas, hoje, o mercado de trabalho procura novos profissionais com conhecimentos avançados e que proporcione grandes projetos com mais qualidade. Aqueles que ainda estão adiando investir neste conhecimento, certamente serão engolidos pela concorrência.

Em resumo, gerenciamento de ponta exige no mínimo, Dashboard no Excel 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário