domingo, 29 de janeiro de 2012

Gerenciador com slicers


Nos últimos meses, estive envolvido em desenvolver um dashboard que gerenciasse as viagens de três embarcações. Para isto, seria necessário e essencial, primeiramente conhecer o processo para definir parâmetros necessários e compatíveis que oferecesse suporte com precisão e confiabilidade. Ainda estou longe de atingir o ideal, principalmente, quando o desejo de renovação e atualização se faz presente. A procura da perfeição está sempre em primeiro lugar e isto exige tempo. Acredite: muito tempo. Tempo para pesquisas e testes.

Como sabemos, o propósito de um dashboard é oferecer visibilidade dos indicadores com fácil leitura e compreensão para a maior parte do público. Assim, quando necessário, solicito as pessoas de níveis menos qualificados para tentar ler meus dashboards. Em resumo: se estas pessoas compreenderem os objetivos principais dos painéis, indica que o sucesso estará garantido.

Os dashboards devem oferecer suporte e atualizações de desempenho em tempo real (dentro da possibilidade de cada projeto).
Voltando para o meu projeto sobre embarcações, tenho que afirmar que quanto mais pesquiso e realizo testes, mais surgem resultados interessantes.

Um detalhe que muitos especialistas esquecem é que os dashboards só existem se houver recursos compatíveis com a necessidade. E aí é que vem a “alma do dashboard”, a adequação de recursos com fórmulas e funções que atingem resultados. Subestimam os recursos que o Excel oferecesse.

Para aqueles que me acompanham ao longo de dois anos, sabe que evito o uso de longas programações ou macros. Ainda acredito que com grandes esforços é possível encontrar soluções com recursos existentes no Excel, como as funções e fórmulas somadas a recursos especiais como: formatações condicionais, validações, combobox, tabelas dinâmicas e agora os slicers. O resultado é um dashboard leve, prático e eficaz.

Meu último projeto inclui o uso especial de slicers (compatível somente com Excel 2010) que simplesmente proporciona interatividade excepcional com o usuário e ainda oferece um design moderno e de fácil compreensão. Quando terminar este projeto, apresentarei aos seguidores a essência deste recurso. Estou preparando em paralelo, um dossiê sobre slicers e sua aplicação nos dashboards que em breve vocês conhecerão.

Para os imediatistas, peço calma. As pesquisas são demoradas e exigem inúmeros testes. Nos próximo tópicos, apresentarei minhas lutas para conseguir resultados e lógico com as soluções em exemplos para maior compreensão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário