terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Perigo ao substituir * e ? em planilhas



Imagine a situação:
- Você tem que fazer algumas alterações nas suas planilhas que contém relatórios importantes, substituir algumas palavras e remover asteriscos e interrogações nos relatórios. Como são muitas alterações e você não tem tempo para um trabalho tão enfadonho, você repassa a sua secretária que passa mais tempo no Messenger do que trabalhando. Pra completar, ela não tem muita habilidade com o Excel, mas, você orienta que basta usar um atalho para substituir alguns erros.

Vejamos o que você fêz. Vamos conferir na prática.
Pegue uma planilha que você usa constantemente e faça uma cópia para sua segurança. Agora, abra a cópia e digite * (asterisco) em qualquer célula. Como você é um profissional experiente, sabe que ao usar CTRL U abre a caixa de diálogo Localizar e Substituir. Digite * em localizar e deixe em branco substituir. Clique no botão substituir tudo. Booom!

Cadê o conteúdo da planilha ativa? Sumiu!

Feche a caixa de diálogo e use CTRL Z para desfazer tudo e retornar a planilha como antes.

Repita o teste com ? (interrogação) e verifique que ocorre o mesmo problema.

Agora pense na sua secretária que "detonou" a sua planilha importante e fez ainda mais uma bobagem, fechou a planilha salvando tudo, pensando que se reabrisse novamente a planilha, voltaria ao normal.

Às vezes, uma atividade simples pode trazer um prejuízo imenso.

Isto ocorre, porque asterisco e interrogação são caracteres reservados do Excel. São usados como máscaras para maior abrangência (*) ou situações específicas (?).

Quando quiser substituir * ou ? insira antes destes caracteres o caractere ~ (til) e fique tranqüilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário