quinta-feira, 4 de março de 2010

Formulário


Um dos recursos, oriundos de versões anteriores do Excel que ainda tem muito valor é o Formulário. Para conhecê-lo, precisamos antes de uma tabela simples. Vamos criar uma pequena agenda.

Digite:
A1 = Nome
B1 = Endereço
C1 = Telefone

Como temos os campos pré-definidos, precisamos agora, cadastrar registros, mas, onde está o formulário?

Clique em personalizar Barra de ferramentas de acesso rápido (a seta para baixo mostrada na imagem acima). Escolha a opção Mais Comandos.

Na caixa de diálogo Opções do Excel\Personalizar.
Escolher comandos em: Todos os comandos

Use a barra de rolamento para localizar Formulário no Separador. Para ir mais rápido, dentro do separador, tecle a letra F. Assim que encontrar Formulário, deixe selecionada a opção. Clique no botão Adicionar e pressione Ok.

Voltando para a tabela, selecione A2 e clique no botão Formulário, localizado na barra de Acesso Rápido.

Uma mensagem é apresentada porque não há nenhum registro. Clique em Ok para prosseguir.
Fique a vontade para cadastrar em sua agenda.

Para pular do campo Nome para endereço, use o tabulador (tecla acima de CAPS LOCK). Não use ENTER. Quando preencher todos os campos, clique no botão Novo para novo cadastro.
Se desejar encerrar, tecle ESC ou clique no botão Fechar.

Em breve estarei postando um tutorial completo sobre como criar um cadastro de colaboradores.

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